5 de março de 2015

Cookies com Gotas de Chocolate - Receita Vegana


     Eu sempre adorei cookies, mas encontrar a receita que fosse perfeita demorou um tempo,  ainda mais sendo vegana.
     Essa receita eu já tenho e faço a alguns anos, e é maravilhosa. Os cookies ficam levemente crocantes por fora e macios por dentro. A unica coisa que me deixava com o pé atrás era a margarina, que honestamente não sou muito fã por ser algo tão artificial. Entretanto, fazendo pesquisas em sites veganos, descobri uma estrategia de substituir a margarina por manteiga de amendoim integral sem açúcar. Ainda não testei a receita, mas assim que fizer eu atualizo dizendo se funciona!
Eis a receita:
Secos
-1 xícara de farinha de trigo – Gosto de colocar metade da branca e metade integral.
-1/2 colher (chá) de sal – Coloco só uma pitadinha, mas é essencial pra equilibrar os sabores.
-1 colher (chá) fermento químico em pó.
-1/4 xícara de açúcar mascavo – Se for usar açúcar branco coloque um pouco menos
-1 colher(chá) extrato de baunilha.
-1/2 xícara de gotas de chocolate meio amargo ou 1/3 de um tablete de chocolate meio amargo de 180g picado – Usei o meio amargo do supermercado Dia. Se usar um que seja com leite vegetal, não meio amargo, fica muito doce e enjoativo.
Molhados:
-1/4 de xícara (chá) de margarina
-1 e 1/2 com (sopa) melado
- 2 a 4 colheres de sopa de óleo vegetal (recomendo canola, que não deixa resíduo de sabor)
Misture os ingredientes secos e os molhados em recipientes separados primeiro e depois adicione os molhados na mistura seca. Use uma colher pra ajudar a misturar até chegar em uma textura que dê para moldar com as mãos. Molde no tamanho desejado (eu usava a medida de uma colher de sopa cheia para fazer os tamanhos) e coloque em uma forma untada.  No forno pré-aquecido à 180º C, coloque para assar em um tempo de cozimento que varia entre 11 – 15 min.

*Essa massa pode ser moldada no formato dos cookies e congelada. Na hora de assar deixe uns 25 min. no forno até ficarem dourados por fora e levemente macios e já estarão prontinhos.
     Está pronto! Eu comi os meus com um delicioso café com leite vegetal (honestamente prefiro café puro ou chá pra comer com os cookies, para balancear com o doce) e assistindo ao Fabuloso destino de Amelie Poulain
Bom Domingo!!!
     Aqui segue o vídeo de onde eu peguei e adaptei a receita. Vale a pena ver pra entender melhor o passo a passo. Apesar de ser inglês, ela fala devagar, então quem entende um pouco, vai conseguir entender o que ela diz. Boa sorte e beijos!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário