Esses dias vi a Nestlé (empresa de pura exploração animal) anunciando o novo leite de arroz deles. Fiquei chocada. Um único litro por R$14,00. Achei ridículo. É a velha história:"Comida saudável custa caro".
Nesses últimos anos, a procura por alternativas para o leite animal e o leite de soja cresceram muito, fazendo com que novos produtos chegasse ao mercado. Mas esse valor, é pra fazer o consumidor de palhaço!
Nesses últimos anos, a procura por alternativas para o leite animal e o leite de soja cresceram muito, fazendo com que novos produtos chegasse ao mercado. Mas esse valor, é pra fazer o consumidor de palhaço!
Com minha revolta, resolvi postar aqui, como eu faço meu leite de arroz em casa!!
Eu sempre faço leite em pouca quantidade, mas você pode fazer de acordo com as suas necessidades. É basicamente 1 xícara de arroz para 3 de água. É só dobrar essas quantidades se quiser mais. Vamos ao passo a passo:
Primeiro, pegue alguma panela ou frigideira de fundo largo, e dê uma torrada no arroz seco por 5 minutos, mexendo algumas vezes durante esse tempo.
Primeiro, pegue alguma panela ou frigideira de fundo largo, e dê uma torrada no arroz seco por 5 minutos, mexendo algumas vezes durante esse tempo.
Segundo e muito importante! Eu passo o arroz recém torrado para uma peneira e lavo (da mesma forma que se lava quando vai cozinhar arroz). Uma coisa que eu não gostava nas receitas que eu encontrava pela internet, era o fato de pular essa etapa, algumas inclusive diziam que não poderia lavar o arroz pra fazer o leite. Mas isso simplesmente é anti-higiênico! O arroz obviamente tem poeira e sujeira da fábrica. Não vamos ser descuidados com nossa saúde, né?
Terceiro passo, após lavar, é colocar o arroz em um recipiente fundo, a água (de acordo com a quantidade de arroz), tapar e deixar na geladeira entre 6h-12h. Depois desse tempo da pra ver o quanto o arroz hidratou, chega a dobrar de tamanho.
Arroz logo após adicionar a água |
Arroz após 12h de molho |
Quarto e último passo é botar o arroz e a água na jarra do liquidificador e bater bem até que o arroz tenha moído totalmente. Eu usei uma peneira para coar dessa ultima vez, mas, como eu sempre faço, recomendo usar um pano de prato ou coador de pano (daqueles de café), que impede que venha a farinha mais fininha do arroz.
Leite pronto!!!! Pode deixar armazenado na geladeira por até 5 dias, em um recipiente fechado. Também pode ser congelado por até 3 meses.
Eu não tenho dicas de o que fazer com a farinha de arroz que sobra depois de coar, pois não é exatamente como uma farinha usada para culinária. Se alguém tiver uma ideia, to aceitando, pois até então, to jogando fora :(
E agora uma receita rápida de como eu usei meu leite de arroz fresquinho:
- Banana, pasta de amendoim, cacau em pó, canela em pó, extrato de baunilha, Leite de Arroz, e melado pra adoçar. Bate tudo, bota num liiindo vidro de picles reciclado e toma bem feliz! -

hummmmmm... |
Espero que tenham curtido as receitinhas! Beijos e Go Vegaaan!
Obs.: Você pode usar o residuo do leite para esfoliar o corpo, pés e rosto - modificado as 15:16, 08/09/2015
Obs.: Você pode usar o residuo do leite para esfoliar o corpo, pés e rosto - modificado as 15:16, 08/09/2015
Eu costumo congelar as bananas maduras (descascadas) para usar nessas batidas, dá uma consistência ótima. Tenho feito leite de coco (não gosto dos industriais) e aveia por aqui, vou tentar esse de arroz, parece delicioso. Será que fica bom no café?
ResponderExcluirVerdade, banana congelada fica bem mais cremoso, dá até pra fazer uma tigela e comer com colher. Eu gosto do leite de coco pra comer granola e o de aveia pra fazer cappuccino, chocolate quente, pois é um leite mais cremoso. Acho que o leite de arroz é bem neutro, talvez se colocar açúcar e baunilha ele fique bom no café sim, só que é um pouco mais aguado que outros leites. As vezes tenta com aquele café solúvel, quem sabe fique bom :)
ExcluirBeijos
Com o resíduo de arroz dá pra fazer hambúrguer :)
ResponderExcluirSim! Eu estava conversando com pessoas de um grupo vegano sobre isso, e cheguei a conclusão de que não consigo usar pois o arroz esteve de molho mas não cozinhou. Então acho que se eu cozinhar o resíduo por uns minutinhos, eu consigo usar pra receita.
ExcluirVocê tem alguma legal de hambúrguer? Beijos!
Você fez com arroz normal ou arroz integral?
ResponderExcluirOi Bianca, tudo bem? Eu na verdade usei um arroz que comprei em uma loja de artigos orientais, era pra ter comprado arroz pra fazer sushi e comprei um outro que cozido eu não gostei muito. Mas no leite super funcionou. Você pode usar qualquer tipo de arroz, integral, branco, aquele pra risoto. O resultado pode variar um pouco, mas vai dar certo igual. Eu só recomendo não usar o parbolizado, ele tem uma camada de resina pra que quando estiver cozido fique "soltinho", mas acho que não é muito saudável.
ExcluirEspero ter ajudado. Beijos!
Você fez com arroz normal ou integral?
ResponderExcluirOi Bianca, eu respondi no comentário a cima, por algum motivo seu comentário saiu duplo. Beijos
ExcluirTeu blog tá lindo, Lu! Essa receita é muito fácil e parece deliciosa! Vou tentar fazer aqui e te aviso. To curioso pra saber como se faz o hamburguer com o resíduo do arroz. Me avisa se descobrir! Parabéns!!!! Beijão!!
ResponderExcluirAi Chaw <3 Obrigada! Tenho tentado fazer ficar um blog com boas infos e bonitinho. Vamos tentar algumas receitas sim! Eu ainda não testei esse hamburguer, mas quando testas e ficar bom, eu posto o resultado aqui :)
ExcluirVou testar. Obrigada!
ResponderExcluir