12 de março de 2015

Moda: Roupas e Acessórios veganos, existe isso?

Existe! E vou mostrar em uma lista, quais são os tipos de matérias primas e mais alguns detalhes que veganos devem evitar

Couro: 
É bom ficar atento! Pois hoje em dia existe couro de vários tipos de animais, inclusive peixes! Na duvida se é couro verdadeiro ou não, melhor não comprar, pois os vendedores tem o trabalho de vender, ou seja, eles podem dar informações equivocadas pra te convencer a levar o produto.

Couro de Peixe

Pelo e Pele:
A Pele usada pra casacos é o couro cabeludo dos animais. Pele verdadeira é muito mais cara do que a falsa para caso de peças grandes como casacos, bolsas. Mas pequenos detalhes as vezes podem ser feitos em pele verdadeira que "sobrou" de alguma produção, então é sempre bom ficar atento.
Saiba mais aqui

Sobras de pele podem ser reutilizadas em pompons para chaveiros entre outros detalhes

Pena e Pluma:
Apesar de muita gente querer acreditar que a pluma comercializada em montes por ai "caiu naturalmente" do pássaro, não é assim que acontece. Já se depilou com caramelo ou cera vegetal (que são alternativas veganas) e achou dolorido? E quando arrancam 1 fiozinho de cabelo da gente? A dor que os pássaros sentem é bem pior que isso.


Perolas, Madrepérola e Conchas:
Sabe aquele cisco que faz você produzir lágrimas pra limpar seus olhos? É mais ou menos assim que o processo da perola funciona. Quando entra uma pedrinha ou um grão de areia dentro da ostra, em algum lugar que incomoda, ela responde com essa defesa de encasular com um material perolado. E pra tirar a perola dali, só matando a ostra. A Madrepérola é aquela camada interna da concha, que tem um brilho furta-cor. E por ultimo a concha, que já foi a casinha de algum bicho do mar, e pode voltar a ser. A concha abandonada vira casinha para um novo animal. Então quando encontrar, deixe ela ali na praia mesmo, e aprenda a admirar a natureza, sem ter que mexer muito nela.
Saiba mais aqui


Seda:
O Bicho da Seda é uma lagarta que deveria ter 3 fases na vida: Ela nasce, e come come come, dai ela faz um casulo branquinho com a seda que ela produz, algo parecido com a teia da aranha, e dentro desse casulo, se transforma em uma mariposa. Mas pra fazer o tecido Seda, é necessário tirar a larva do seu casulo de seda antes da transformação, matando-a, e a impedindo de continuar seu ciclo natural.
Saiba mais aqui


Couro Ecológico:
O couro ecológico pode ser classificado de duas formas: A primeira, que é mais comum, é uma técnica em que se usa restos de corte de couro (aqueles pedaços que seriam jogados fora depois de se cortar a modelagem de bolsas por exemplo) triturado e misturado com látex, que é moldado em formas especias para criar diversas texturas de couro de animais diferentes.
O couro de peixe, como a tilápia, também é classificado como "Couro ecológico". Os dois contem insumos animais. Não pode ser confundido com couro falso, que é proveniente do petróleo.


Lã:
Mas é que nem cortar cabelo pra ovelha, ela nem sente falta. Isso é o que fazem a gente acreditar uma vida toda. Mas a verdade é que: 1 - Você ia gostar se raspassem seu cabelo sem sua autorização?
2 - Sabia que as ovelhas foram modificadas geneticamente para o pelo crescer até 3 vezes mais do que o normal? (isso é terrível para suas juntas, costas e saúde em geral). 3 - Naturalmente o pelo da ovelha começa a cair perto da primavera, mas o produtores não querem correr o risco de perder produto assim, então raspam no ápice do inverno, pra garantir, deixando as coitadas morrendo de frio.
E quando se precisa tosar 300 ovelhas em um dia, mesmo usando uma máquina feita para não machucar, acabam ocorrendo acidentes e pequenos machucados.
Aqui você pode ver vídeo de uma tosquia profissional, que não é delicada como gostaríamos.

Ossos, Dentes e Chifres:
Usados em muitos acessórios como pingentes, botoes e anéis, os ossos e chifres podem ser de animais que foram abatidos para o consumo de sua carne, ou no caso dos chifres, simplesmente tirados do animal, que sentiu dor ou foi morto só para isso, como é o caso do marfim do elefante, o chifre do rinoceronte ou do Narval.


No blog Brazil Nut tem um dicionário de produtos não veganos. Mas eu selecionei dentro da lista, nomes que se pode procurar na etiqueta de composição de roupas, pra poder ajudar quando estiver na dúvida.

Angorá: fibra macia obtida de coelhos e cabras. Usada em roupas.

Astracã: pele de filhote de cabra originária de Astracã, na Rússia. Usada em roupas.


Camurça: pele de porco ou cabra, tingida. Uso: roupas e sapatos.


Casimira ou caxemira: lã fina retirada do pelos de cabra-da-Caxemira, ou de cabra selvagem do 
Tibet. Usada em roupas.

Chamois: couro macio de pele de antílope, ovelha, cabra, cervo, etc. Usado em tecidos e panos de limpeza.


Couro: pele tingida de gado, ovelhas ou cabras. Usado em roupas, calçados, acessórios, mobília, etc.


Couro cru (em inglês: hide): pele animal. Uso: roupas, calçados, acessórios, mobília.

: pelo de cordeiros domesticados. Uso: roupas

Penas e plumas: retiradas de patos e gansos. Usadas para alcolchoados, duvets, travesseiros, sacos de dormir, roupas, fantasias de Carnaval

Pérola e Madrepérola: material orgânico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo. Uso: jóias, bijouterias e  decoração.

Seda: tecido feito da fibra produzida por uma larva (o bicho-da-seda). Para a obtenção do material é preciso destruir o inseto. Uso: roupas e cosméticos.

Zibelina e Marta: mamíferos procurados por seu pelo. Uso: roupas, pincéis e escovas

Espero que ajude na hora das compras!

Beijos e Go Vegan!


Nenhum comentário:

Postar um comentário