20 de agosto de 2015

Lanchinhos veganos: O que eu gosto de fazer e comer

 
 
     Esses dias eu estava tentando bater foto de O Que Eu Como em um Dia, mas eu sempre acabava esquecendo de bater foto de alguma das refeições, então resolvi reunir vários lanches veganos que são práticos de levar e comer entre uma refeição e outra.


     Na primeira foto, tirada no final de semana, eu tinha feito bastante hummos (pasta de grão de bico) e resolvi levar em potinhos pra comer em um parque que fomos dar uma volta com a Baunilha. Esse é um jeito legal de não gastar dinheiro fora de casa, ou acabar ficando com fome caso não encontre opções veganas. Em um pote é hummos e cenoura em palito e na outra bolacha tipo água e sal livre de ingredientes de origem animal. 
     Eu sempre guardo esses potes de plástico descartáveis, que vieram com algum outro alimento ou tempero dentro, pra momentos como esses que depois de comer, posso jogar fora. Mas o ideal é ter uma marmitinha não descartável, pra produzir menos lixo.

Baunilha curtindo o ar livre 


     Uma coisa que também gosto bastante como lanche, principalmente entre almoço e janta, é uma "vitamina" ou smooth.  É leve, alimenta bem, e é gostoso. Pode se fazer com ingredientes variados, como leite vegetal, algumas frutas, cacau, melado... esse eu passo a receita aqui


     Como eu disse no começo da postagem, eu esqueço de bater as fotos. Quando já havia comido metade do lanche que lembrei! Isso é banana cortada em rodela com pasta de amendoim por cima. Eu uso uma pasta de amendoim da marca Mandubim, que é sem açúcar e tem uns pedacinhos de amendoim, que deixa ela mais crocante. Bem boa. 



     Uma delicia que descobri a pouco é batata doce em palito assada. Corto, tempero como tenho vontade (curry, pó de alho, pimenta) e coloco no forno, virando as batatas na metade do tempo. Não tem um tempo muito exato pois depende do forno. No meu caso acho que fica entre 30 - 40 min., fogo alto. Pra não usar óleo, recomendo papel manteiga (que não tem manteiga, é só o nome) ou papel alumínio, que impede que as batatas grudem na forma. É uma delicia, já comi até de café da manhã.
     *Distribua a batata numa forma grande, tentando deixar um pequeno espaço entre elas, só o minimo para não grudarem enquanto assam.

      
     Dica Pet: Se você tem cachorro, separe alguns palitinhos sem tempero, asse com o restante das batatas e dê para seu cachorro, ele vai adorar e a batata doce faz bem pra ele. Baunilha ama!

Hummos com torradinhas (eu uso o pão de fatia integral do Dia%)

     Hummos, como eu já havia dito no começo da postagem, é realmente uma maravilha para veganos. Ele combina com salada, torradas, feijão e arroz e dá até pra fazer o famoso falafel com ele. Recomendo que se for se dar ao trabalho de fazer, faça uma quantidade bem grande, separe em potinhos (eu uso os potinhos de Requeisoy) e congele. Pra descongelar, é só tirar do freezer e deixar na geladeira por umas 12h, que volta a ser uma pasta prontinha pra ser usada. 



     Aproveitando, também quero dar opção de bebidas que eu gosto. A primeira é água com fatias de limão e algumas pétalas de hibisco, e a segunda é suco de maracujá feito com água que eu deixei pétalas de hibisco por alguns minutos. Tenho gostado muito de fazer água de hibisco pra tomar, fica um leve sabor azedinho muito bom. 

Espero que tenham curtido as dicas de lanches. Beijos e Go Vegan!

8 comentários:

  1. Nhaaaaaaa
    Adorei as dicas *.*

    Estava sem ideias de lanches pra trazer pro trabalho... Muito obrigada ^^

    Obs: sou apaixonada por homus *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo homus demais também! E como dá um trabalhinho de fazer, super recomendo fazer um monte de uma vez e congelar. Eu tenho usado esse cogelado (pra descongelar passe do freezer pra geladeira e em algumas horas já vai estar na forma de pasta). É prático e não altera em nada o sabor. Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou! Espero que ajude pra ideas no futuro :)

      Excluir
  3. Amei !! super me identifiquei !!! ainda nao sou vegan, como ainda peixe e frango (!!!!) mas adoro comida natural. Ficou apenas uma dúvida, a batata doce no forno, vai crua mesmo? beijão e parabens pelo Blog !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo certo?

      Sim, a batata doce vai crua mesmo, ela cozinha mais rápido que outras batatas, como a inglesa, então não é necessário pré-cozinhar. Eu tento cortar mais ou menos o mesmo tamanho, pra que cozinhem todos no mesmo tempo.

      Beijos

      Excluir